Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novilho de Outono

Para as trouxas de carne:
1 dl de vinho do porto
80 g de passas de uva pretas grandes sem grainha
3 Bifes da vazia de novilho-400g limpa de gorduras
1 Colher de sopa de margarina
1 Colher de sopa de alho frances picado
2 Colheres de sopa de óleo
100 g de marmelo aos quadradinhos
Sal, pimenta, sumo de limão
Comece por temperar os bifes com sal, pimenta, sumo de limão e deixe repousar 1 hora.
Hidratar as passas no vinho por 30 minutos.
Coloque numa frigideira a margarina, alho francês, passas escorridas e marmelo. Deixe alourar e tempere com um pouco de sal. Retire.
Sobre cada bife coloque um pouco do refogado e enrole formando um rolo ou trouxa. Prenda com um ou 2 palitos. Na frigideira do refogado, volte a colocar as troxas de carne e o vinho onde as passas hidrataram, o óleo e um pouco de água. Deixe cozer tapado em lume baixo até reduzir o molho e alourar a carne. Retire do lume e mantenha quente até servir.

Couve salteada:
300 g de couves cortadas em juliana fina ( caldo verde) bem lavadas em água quente
2 Colheres de sopa de azeite
1 Dente de alho
Sal, vinagre
Numa frigideira aloure o alho no azeite. Retire o alho, acrescente a couve bem escorrida e salteie um pouco. Tempere com sal e vinagre. Reserve.
Para o puré:
600 g de batatas
200 g de abobora menina de casca branca
1 Colher de chá de margarina
Sal, pimenta
Cozer as batatas e a abobora em água e sal. Escorrer bem toda a água e reduzir a puré, temperando com a margarina, sal, pimenta.

Retire os palitos da carne e sirva acompanhado de puré e couve salteada.