Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rissois de Peixe



Ingredientes:

Massa:

1 chávena grande (almoçadeira) de farinha
A mesma chavena de água
1 colher de sopa bem cheia de margarina
Uma pitada de sal

Para panar:
2 claras em neve
Pão ralado

Leve uma panela ao lume com a água, margarina e sal. Quando ferver junte a farinha peneirada, mexa com uma colher de pau e deixe cozer cerca de 3 minutos mexendo sempre. (nota-se que está cozida quando formar uma bola)
Retire e coloque a massa sobre uma tábua de cozinha. deixe arrefecer um pouco e amasse muito bem, até que a massa fique com uma textura acetinada e fina.
Deixe arrefecer completamente (amassando de vez em quando para que não forme crosta ao arrefecer).
Estenda a massa o mais fino possível com a ajuda de um rolo de cozinha (não estenda a massa sobre uma superfície com farinha - isso faz a massa ficar grossa e seca- esta massa não pega, se pegar é porque ficou mal feita ou mal amassada, se tiver alguma dificuldade a estende-la unte ligeiramente a bancada com um pouquinho de óleo.
Coloque uma colher de recheio sobre a massa estendida, cubra fazendo uma dobra com a massa e corte com um cortador de massas ou com uma forma de bordo grosso, (eu uso um copo invertido) passe todo o rissol por claras em neve e depois por pão ralado. Disponha sobre uma travessa e congele ou se for para consumir de seguida, leve ao frio pelo menos 1 hora para que a massa repouse e sele bem. Fritam-se em óleo quente e servem-se quentes ou frios.



Recheio:

1 posta grande peixe (200g) - pescada ou no meu caso prefiro a maruca
Meio lombo de bacalhau demolhado (100g)
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de óleo - deve-se usar sempre óleo ou azeite quando se frita com margarina ou manteiga para que esta não queime.
2 colheres de sopa de farinha
600ml de leite
Sal, pimenta
2 gemas de ovo

Coza a maruca e o bacalhau no leite. Retire o peixe, limpe de peles e espinhas e pique tudo muito bem. Coe o leite onde cozeu e reserve. Numa caçarola coloque a cebola, margarina e óleo, leve a refogar. Assim que a cebola ficar translucida junte a farinha mexendo sempre. Adicione aos poucos o leite em que cozeu o peixe mexendo sempre para que a farinha dissolva. Junte o peixe picado e as gemas batidas com um pouco de leite. Tempere com sal e pimenta. Quem gostar pode adicionar também salsa picada (eu pessoalmente não gosto). Sempre com o lume baixo vá mexendo até engrossar. Se notar que o creme está muito grosso junte mais um pouco de leite.
Retire do lume, deixe arrefecer e comece a rechear a massa.