Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Arroz de Pato Saboroso


Ingredientes:

1 pato médio
1 cebola pequena cortada ao meio
6 colheres de sopa de molho de soja
1 farinheira (demolhada em água morna e com um palito espetado no centro - para evitar que rebente)
300 g de arroz agulha
Chouriço de carne em rodelas finas

Para o refogado:

2 colheres de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de calda de tomate
2 colheres de sopa de azeite
1 lata pequena de cogumelos laminados - facultativo
Sal, pimenta

Coloque numa panela alta o pato inteiro, a cebola cortada ao meio, molho de soja, um pouco de sal e cubra com água. Leve ao lume até o pato ficar bem cozido. Cerca de 10 minutos antes de retirar do lume, junte a farinheira.
Retire o pato, deixe arrefecer um pouco e limpe de peles e ossos, desfiando a carne.
Reserve o caldo do cozimento.
Numa caçarola deite o azeite, cebola, alho e deixe dourar um pouco. Acrescente a carne do pato, calda de tomate e cogumelos. Deixe cozinhar cerca de 6-7 minutos e tempere com sal e pimenta.
Entretanto coe o caldo do cozimento e transfira-o para um tacho, acrescente alguma água e leve ao lume. Quando ferver junte o arroz, e deixe cozer em lume baixo só 5 - 6 minutos - tem de ficar meio cru e com caldo - rectifique os temperos.
Coloque num pirex ou tabuleiro untado ligeiramente de margarina uma parte do arroz com algum caldo. Por cima deite o refogado da carne de pato, cubra com o resto do arroz e o respectivo caldo.
Retire a pele da farinheira e desfaça-a. Espalhe esta sobre o arroz, coloque algumas rodelas de chouriço de carne. Leve ao forno a cozer, deixando dourar um pouquinho.
Sirva acompanhado de salada verde.