Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Romântica de Amoras (gelado)


Fez ontem oito dias, que colhemos amoras silvestres para consumir durante o ano. Eu e a minha amiga Rosário, tiramos a tarde para a colheita, enquanto os homens ficaram á pesca. Ficamos a ganhar, colhemos 5kg de amoras (cada uma) e eles não apanharam peixe nenhum.
Mas também quem nos manda reclamar: passamos o tempo todo a maldizer o regresso a casa, pois tínhamos que limpar e lavar as amoras, separa-las e congelar, e ainda o peixe para amanhar!!!...
Foi castigo, peixe nem vê-lo, ficámo-nos pelas amoras.

Ingredientes:

200 g de bolacha maria triturada
50 g de margarina derretida
300 g de amoras
1,5 dl de água
100 g + 150g + 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de maizena
2,5 dl de leite
1 gema de ovo
2 pacotes de natas - 400 ml
nougat triturado

Misturar a bolacha com a margarina e colocar no fundo de uma forma de aro amovível, calcando bem com as mãos. Leve ao frigorífico 20 minutos.
Entretanto leve ao lume num tachinho as amoras, água e 100 g de açúcar. Deixe cozer 5minutos. Retire do fogo e triture tudo muito bem. De seguida passe por um coador a fim de retirar as grainhas. Reserve.
Numa caçarola coloque o leite, maizena, gema de ovo e 150 g de açúcar. Misture tudo muito bem e leve ao lume a engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Adicione depois a este creme metade do polme obtido das amoras, de seguida 1 pacote de natas batidas.
Coloque o creme na forma sobre a base de bolacha, levando ao congelador cerca de 2 horas.
Bata as natas restantes com as 2 colheres de açúcar e deite sobre o creme de amoras já congelado. Leve de novo ao congelador mais 2 horas.
Na altura de servir, desenforme e salpique com o restante polme das amoras e nougat triturado.