Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cozido á Portuguesa na panela de cozimento lento


Esta é a minha empregada. Sempre que preciso sair é ela que fica encarregada de fazer a refeição. E não temos reclamações, fica tudo impecável e delicioso!...
As carnes desfazem-se na boca com uma textura e sabor incomparaveis. Os legumes ficam deliciosos com os sabores das carnes, tudo fantástico!
Quando chego a casa só tenho o trabalho de pôr a comida na mesa e saborear!...

Ingredientes:

Carnes de porco - entrecosto, chispe ou orelha
Carne de novilho para estufar
Carne de borrego - Geralmente utilizo perna ou mão fatiados
Enchidos - só utilizo chouriço de carne e de sangue
Repolho aos pedaços
Batatas só com um golpe ao meio
Cabeça de nabo aos pedaços
Cenouras abertas ao meio
500 g de grão demolhado
Hortelã

Faço assim:

Primeiro tempero as carnes no dia anterior.
Colocar também o grão de molho.
No próprio dia lavo as carnes com água para retirar o excesso de sal.
Coloco primeiro na panela de cozimento lento, o grão, seguido das carnes e enchidos,
depois os legumes. Rego com 1,5 l de água, e junto 2 raminhos de hortelã.

Não junto sal, pois o do tempero das carnes é suficiente.
Tapo a panela e programo conforme as horas a que vou chegar: alta-5,6 horas --- baixa 9,10 horas. Mais nada!
Não é fantástico?

18 comentários:

  1. Tens aí uma óptima empregada!!!!
    Ainda por cima das que nunca reclama!

    Ficou mesmo tradicional o teu cozido, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. quem fazía que eu adorava era a minha avó!! só que não posso comer muito desse prato pois nao me dou bem com enchidos! quando era para mim a minha avó juntava frango e cozia arroz no molho da carne!! era optimo...mas na minha familia todos adoram cozido! gulosos.lool.beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela cozinheira que tu tens aí em casa :)
    Ficou uma delícia o teu cozido!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Esse cozido deve estár do best!!! Essa panela deve conferir um aroma mais apurado aos ingredientes!

    ResponderEliminar
  5. Uma delicia, gosto muito de cozido, já não como há uns tempos, parabéns á empregada.
    bjssss

    ResponderEliminar
  6. Nossa que comida maravilhosa! Amei micas! Anotei aqui! Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Que cozido tão gostoso e tão tradiconal! Tem de tudo, assim temos umas basta escolha!
    Beijinhos doces e bom fim de semana *.*

    ResponderEliminar
  8. Foi comida que ainda nao fiz...acho que da muita quantidade!!! LOL ADORO! beijinhos e Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. O aspecto é bem gostoso...isso com arrozinho branco marcha a grade velocidade!:)

    ResponderEliminar
  10. Cozidos me remetem à minha mãe, que fazia divinamente. Aqui em casa gostamos muito. Sabe que você me deu uma excelente ideia? Vou preparar em breve, pena que não tenho uma "empregada" dessas!
    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  11. Obrigado amigas, esta é realmente a melhor das minhas aquisições para a cozinha. Tenho uma imensidão de maquinetas que nem sempre utiliso uma vez que faço sempre comida em grande quantidade, logo tornam-se inuteis. Com esta não!!! A capacidade dela é de 12 litros.
    Beijinhos a todas e obrigado

    ResponderEliminar
  12. O sabor da comida nessas panelas é uma maravilha. Pois eu gosto imenso dessas panelas, ainda não comprei mas ando tentada. Mas as que conheço são só de 6litros, que marca e modelo é a tua?
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá,

    Gostava de saber se pode dizer-me onde adquiriu a Slow Cooker? Farto-me de procurar uma e não há meio... Deve ser maravilhosa!

    ResponderEliminar
  14. Olá,

    Gostava de saber se pode dizer-me onde adquiriu a Slow Cooker? Farto-me de procurar uma e não há meio... Deve ser maravilhosa!

    ResponderEliminar
  15. Ola, cfguerra: desculpe responder-lhe aqui mas não tive outra opção, não deixou qualquer meio para o/a poder contactar. É o seguinte, esta minha panela comprei á cerca de 1 e meio na Angel Touch, no proprio site online, não sei se ainda vendem, pelo menos assim grande penso que não, á tempos tentei comprar mais uma para uma amiga e só tinham de 6 litros. De qualquer maneira siga este endereço:

    http://www.angeltouch.pt/product_info.php?i=338

    Espero ter ajudado, beijocas e volte sempre

    ResponderEliminar
  16. Micas que panela maravilhosa, não conhecia.rsrs

    ResponderEliminar
  17. Essa panela eh simplesmente maravilhosa. Nao oferece perigo e funciona como nossa 'cozinheira'. O problema eh nao eh encontrada em Portugal e as que se vendem sao industriais (para 10 litros!!!!). O jeito eh leva-la daqui dos Estados Unidos e sao bem baratinhas...saem a 20 dolares! Vou ter de levar uma da proxima viagem, com certeza. Mas se alguem souber onde comprar......por favor avise....mariliza2010@gmail.com Gratissima!

    ResponderEliminar