Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tomate seco - tipo Italiano


Esta é uma alternativa aos frascos caríssimos que encontramos á venda nos super mercados. Embora no processo tradicional sejam secos ao sol, desta maneira também ficam igualmente saborosos, e podemos alterar o tempero ao nosso gosto.

Ingredientes:

4 kg de tomate maduro mas riginho
sal, açúcar, oregãos, alho, alecrim e bastante azeite

Lave os tomates e deixe secar. Corte-os no sentido do comprimento e retire as sementes, polvilhe o interior das metades com sal e açúcar. Leve ao microondas num prato com o interior do tomate para cima durante cerca de 5 minutos.
Retire e escorra bem colocando-os num tabuleiro desta vez com o interior do tomate para baixo (pele para cima). Leve ao forno em temperatura media-baixa até secarem -leva cerca de 4-5 horas. Durante este processo o tomate vai largando alguma água que se deve ir retirando com uma colher. Tenha cuidado para não os deixar queimar.
No final deixe arrefecer completamente e coloque em frascos que vedem bem com um dente de alho e as ervas aromáticas, acabando cobrindo tudo com bastante azeite. Feche os frascos e estará pronto a consumir passadas 2-3 semanas. Como se conservam muito bem costumo fazer para o ano todo.

14 comentários:

  1. Estes tomatinhos são muito versáteis! Fantástico!:)

    ResponderEliminar
  2. Eu farta de procurar o tomate seco e não encontro por aqui à venda... acho que vou fazer como tu!

    ResponderEliminar
  3. Olá Micas,
    Vou levar a receita comigo. Deram-me uma caixa de tomates no fim de semana. E vou aproveitar alguns para fazer a tua receita. Depois de feitos deixas no frigorifico ou não é necessário?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. obrigado meninas,
    sandra: não é necessario guardar no frigorifico desde que estejam todos cobertos com o azeite e em frascos bem fechados.
    beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  5. Que óptima ideia!!
    Acho que também vou experimentar :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Micas esta receita já vai com a je...
    Já tenho que fazer de férias...
    Jinhos da Bela

    ResponderEliminar
  7. Aqui está uma coisa que nunca experimentei..mas vou ter que o fazer..gostei muito da ideia..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro tomate seco, e realmente são um pouco dispendiosos!
    MAs esta sugestão parece-me muito bem! Para além de que caseiro é sempre melhor!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Micas, ainda não me aventurei a fazê-los em casa e gosto bastante. O processo demorado penso que compensa o custo do outro.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Essa receita é deliciosa! Fiz há pouco tempo e os meus já acabaram. Antes que a época dos tomates termine quero voltar a fazer, desta vez para o ano todo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Meninas fica realmente muito bom, tem é de se ter cuidado com a temperatura do forno - nem todos os fornos são iguais, é uma questão de ir verificando se está quente de mais, caso o vosso forno aqueça muito deixe a porta meio aberta segurando com uma colher de pau por exemplo.
    Tem de ficar bem sequinho sem queimar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Oláaa Micas... sempre c óptimas sugestões :D
    Beijos***

    ResponderEliminar
  13. Nunca fiz e pelo aspecto acho que vou experimentar!

    Beijoquinhas
    Sónia

    ResponderEliminar
  14. Micas, tb gosto de fazer tomate caseiro em casa, mas agora no verão, aproveito o sol e seco-os assim mesmo em casa dos meus pais.

    São uma delícia!

    ResponderEliminar